Katsushika Hokusai

Tóquio - Japão

Foi um pintor, gravador e ilustrador de livros japonês, considerado o mestre da escola ukiyo-e. Interessado em todos os aspectos da vida, produziu dezenas de milhares de obras, entre desenhos, gravuras, pinturas. Exerceu grande influência na arte ocidental, sobretudo por meio de Van Gogh, Edgar Degas, Toulouse-Lautrec, Claude Monet e Paul Gauguin.

Hokusai nasceu em Edo (atual Tóquio) em 1760, em uma família de artesãos. Seu pai era fabricante de vidros. Aos 18 anos, após prática como entalhador, Hokusai entrou no estúdio de Katsukawa Shunsh_, um pintor e desenvolvedor de ilustrações coloridas. Seu desentendimento com os princípios artísticos de seu mestre causaram sua expulsão em 1795. Entre 1796 e 1802 produziu cerca de 30.000 ilustrações, sobretudo de livros. Os seus temas preferidos eram sobretudo a vida quotidiana no Japão, as tradições e as lendas. Em 1824 publicou o livro Novas Formas de Design.

Apesar de ter estudado vários estilos artísticos, manteve independência posteriormente. Por um tempo ele viveu em extrema pobreza.

Katsushika faleceu em 10 de Maio de 1849. Posteriormente cópias de suas ilustrações foram levadas ao mundo ocidental, assim como o de outros artistas do Ukiyo-e, influenciados por artistas do ocidente como Vincent van Gogh e Paul Gauguin.

Vários trabalhos de artistas japoneses foram importados para a Europa, especialmente para Paris em meados do século XIX. Foram coletados e muito populares entre artistas do Impressionismo como Claude Monet, Edgar Degas e Henri de Toulouse-Lautrec, cujos trabalhos foram influenciados pela obra de Katsushika.

PRODUTOS DESTE ARTISTA

Ainda não há produtos cadastrados nesta categoria

Navegue por nossas outras seções e volte em breve para conhecer os novos produtos.